pensar processual, olhar orgânico

goethe

Sobre o conceito de organismo, em outro trecho, Goethe afirma:

“Um único fenômeno, ou um experimento isolado, nada poderá provar, pois é o elo de uma grande corrente que só será validado pelas interrelações, pela contextuação. Aquele que ocultar todo colar, mostrando uma única pérola e querendo nos fazer crer que as demais sejam iguais, dificilmente fará negócio.”
– Provérbios 160, máximas e reflexões, 501

“Nenhum fenômeno se explica por sí, deliberadamente; somente quando olhamos uma boa quantia, um plural ordenado metodicamente, obtemos ao final algo que poderia ser uma teoria válida.”
– Provérbios 161, máximas e reflexões, 500

“Seria o máximo se compreendêssemos que todo factual já é uma teoria. O azul do céu já nos revela a lei fundamental de toda cromática. Que não se busque nada por detrás dos fenômenos. Eles próprios já são a teoria.”
– Provérbios 165, máximas e reflexões, 488

Há um empirismo sensível, capaz de se identificar tão intimamente com o objeto estudado, que ele se torna sua própria teoria. Porém, tamanha ampliação da capacidade cognitiva pertence a uma grande cultura.
– Provérbios 167, máximas e reflexões, 509

Alguns provérbios sem citação da fonte, que provem de textos publicados:

“O ideal seria que, ao observar, estivéssemos conscientes do objeto observado, enquanto, ao pensar, tivéssemos máxima consciência de nós mesmos.”

“O animal é orientado pelos seus órgão; ao homem cabe orientar os seus órgãos e ter controle sobre eles.”

“Na medida em que o ser humano se utiliza de seus órgãos sensoriais sadios, ele já é o maior e mais preciso aparelho físico que jamais existiu. Sendo o pior aspecto da física moderna a separação dos experimentos do ser humano, reconhecendo como natureza válida apenas aquilo que é mediado por aparelhagens, medindo seu potencial de modo corrompido e limitado.”

“Toda verdade é contraria à natureza humana, já o engano se alinha com ela: ao reconhecer uma verdade, somos obrigados a reconhecer nossa limitação; já o engano nos lisonjeia, pois insinua que sejamos perfeitos e ilimitados em certo aspecto.”

“O engano está para a verdade como o sono está para vigília. Notei o quanto desperto revigorado quando, ainda errante, me aproximo de algo verdadeiro.”

“A dialética é o desenvolvimento metódico de um espírito da contradição, dado aos humanos para que aprendam a reconhecer a diferença entre as coisas.”

Método dos quatro passos

Apresentação sumária de um método cognitivo O método dos quatro passos é uma conduta de investigação. Ajustada para evitar conclusões precipitadas, ele nos conduz a descobertas ‘objetivas’, pois parte do objeto, de sua fiel observação e dela se alimenta durante todas as etapas. Poderá ser aplicado a um simples estudo, como também a um diagnóstico […]

leia o texto na íntegra >>>

A necessária Metamorfose da Agricultura Biodinâmica Européia ao Trópico e Sub-trópico

1. Considerações preliminares Quando em 2014 recebi o convite para escrever um artigo para revista da SAB, contribuindo com minha visão sobre uma agricultura tropical inspirada na Antroposofia, aceitei com alegria, mesmo sabendo que o tempo era curto e que não daria para escrever tudo. Segue uma versão revisada do mesmo texto, já que na […]

leia o texto na íntegra >>>
X