pensar processual, olhar orgânico

paisagismo

Paisagens que encantam! Com algo a mais
Jardins que acolhem toda natureza? Vibrantes, organismos completos.
Uma nova estética ecológica, vitalizante! Conforto para todos os seres: insetos, pássaros, minhocas … e o ser humano!
Nos tempos atuais, de stress e aceleração, um jardim assim, permite contemplação, encontrar-se consigo mesmo. Para depois partilhar.

Para fazer comentários, escreva para manfred@hollon.com.br

pesquisa &
desenvolvimento

Goetheanismo: estudo, diagnóstico ou pesquisa da realidade pelos fenômenos, processos e arquétipos, de modo sempre novo & aberto a sutis qualidades e inesperados desdobramentos do saber em novas metodologias, praticabilidades e tecnologias.

1º projeto: etapas de elaboração da ART, agricultura regenerativa tropical

Segue um exemplo do Goetheanismo como (i) metodologia de diagnóstico aplicado e como (ii) exercício de criativas-soluções, compondo inovações necessárias para um desafio:

1 – O desafio

“Como seria uma nova agricultura tropical fundamentada na Antroposofia, capaz de produzir alimentos vitalizados em tempos de mudanças climáticas e que possa motivar os agricultores a praticá-la?”

Sobre as etapas a seguir: após anos de diagnóstico definiram-se novas tendências e novos objetivos, pela elaboração dos processos mais relevantes. Os objetivos ensejaram a escolha dos instrumentos (tecnologia de processos) para realização da nova agricultura. Segue uma descrição de algumas etapas da fase criativa, de modo súper-resumido (!) facilitando a visão de conjunto desta elaboração:

2 – Preparativos: fundamentos do diagnóstico e da busca por soluções

Nesta etapa preliminar, escolhe-se o modo de abordagem da questão colocada, buscando os autores que demonstraram visão mais profunda e consistente diante de “sistemas vivos”. Aqui a questão é: quem demonstrou alçada na lida com paisagens e sistemas de produção integrada? Quais autores são propositivos e não apenas críticos?

Observações: aqui consideramos os consumidores uma fonte de criativa orientação, como se fossem um autor, permitindo que apontem para tendências de evolução da sociedade, tornando-os norteadores da qualidade de origem dos alimentos.

3 – Fatos relevantes: percepção ampla dos recursos/processos decisivos

Estão enumerados os vetores decisivos para o fortalecimento de uma nova agricultura, sem olhar para trás, sem recorrer a antigos sucessos ou opiniões majoritárias; foco apenas nos vetores e nas tendências que levarão a uma solução durável:

Observações: parte das percepções apontam também para tendências de um futuro próximo, de clima, consumo e economia associativa.

4 – Processos predominantes do atual desafio (presente)

Os desafios do presente e do futuro: (médio prazo) um olhar processual para atuais desafios, no mundo todo (em especial no Brasil), tornando-os linhas mestras para o novo método.

Observações: o novo método terá que ser configurado para ser apto a enfrentar diversos problemas simultaneamente, deverá convencer pela amplitude do seu alcance.

5 – Atributos necessários (longo prazo) para uma nova agricultura tropical:

Seguem os componentes de uma nova forma de produzir alimentos que consiga atender as diferentes demandas que compõem o desafio: Como seria uma nova agricultura tropical fundamentada na Antroposofia, capaz de produzir alimentos vitalizados em tempos de mudanças climáticas e que possa motivar os agricultores a praticá-la?

O que pede a paisagem?

O que pedem os cultivos?

O que buscam os consumidores?

O que buscam os agricultores?

Observações: com base nestes atributos, incluindo ainda outras pesquisas, foi escrito um novo método de cultivo, que está sendo demonstrado, em caráter experimental, na região centro-oeste do estado de São Paulo. São autores do método ART: Cristiano Petterssen, Manfred v. Osterroht e Richard Charity. Para saber mais sobre o método ART, acesse a pagina: www.regenerativa.art.br

Para fazer comentários, escreva para manfred@hollon.com.br

 

parceiroO que é ART?… uma resposta prática ao aquecimento global
… por que não basta alimento sem-agrotóxico
… paisagens produtivas precisam ser sadias
… repletas de árvores, sequestrando carbono
… agricultura regenerativa tropical !

Legenda 01

Legenda 01

Legenda 01

X